EXERCÍCIO OPERACIONAL

Veículo de Telecomunicações da FAB realiza primeiro embarque no KC-390

A atuação do Esquadrão Profeta foi realizada em apoio ao Exercício COMAO/AIRLIFT, na Base Aérea de Anápolis (GO)
Publicada em: 23/05/2025 10:47
| Atualizada em: 23/05/2025 10:47
Imprimir
Fonte: 1º/1ºGCC, Tenente Prata e DECEA, Denise Fontes
Edição: Agência Força Aérea, Cap Emília

  Um marco importante foi alcançado recentemente pela Força Aérea Brasileira (FAB) com o primeiro embarque, em uma aeronave KC-390 Millennium, do veículo de telecomunicações do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º/1º GCC) - Esquadrão Profeta -, realizado no dia 19/05.

A ação aconteceu em apoio ao Exercício COMAO/AIRLIFT, que acontecerá no período 26/05 a 06/06, na Base Aérea de Anápolis (GO). O COMAO (do inglês Composite Air Operations), conhecido como Missão Aérea Composta na doutrina da FAB, visa integrar e aumentar a interoperabilidade entre as diversas aviações e unidades participantes.

O veículo, que é conhecido como Marruá, oferece agilidade e pronta resposta em cenários de combate e desastres ambientais. Dotada de meios suficientes para transmitir e amplificar sinais de rádio e enlace satelital, é um veículo autossuficiente e versátil que desempenha um papel fundamental na comunicação em situações críticas. Sua mobilidade e alcance permitem que as Forças Armadas mantenham a comunicação em áreas remotas ou em situações de emergência.

O Comandante do 1º/1º GCC, Major Aviador Gabriel Brandello de Oliveira Haguenauer Moura, destacou a importância da atuação do Esquadrão Profeta em apoio à operação da FAB. “O embarque da Marruá no KC-390 demonstra a capacidade da Força Aérea de integrar seus meios aéreos e terrestres para garantir a eficácia das operações.A combinação da Marruá com o KC-390 oferece uma solução logística e operacional avançada, permitindo que as Forças Armadas respondam rapidamente a situações de crise”, afirmou.

A importância desse feito está na capacidade de projetar força e garantir a comunicação em qualquer lugar e momento, potencializando o emprego do Poder Aeroespacial. A Marruá é um exemplo da inovação e da capacidade tecnológica da FAB, que busca constantemente melhorar suas operações e serviços.

Fotos: 1º/1º GCC